segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Medo de Falar em Público


Pessoal, acredito que não somente eu tenha esse problema de falar em publico, em expor suas opiniões. Por isso, resolvi compartilhar aqui no blog, uma matéria em que a Alessandra Andrade - Profissional de Coach,  fala com propriedade sobre o assunto e dá dicas de como desenvolver uma melhor segurança nessas situações. 


Pesquisas mostram que as pessoas possuem mais medo de falar em público do que de morrer, mas por que será que isto acontece? Arrisco em dizer que  pensar que estará exposto aos olhares das pessoas alimenta a insegurança e o nervosismo e são estas duas sensações que sustentam o medo paralisante de falar em público. O fato é que podemos driblar o medo e deixar de lado tanta insegurança e nervosismo. Como? A palavra é: PREPARAÇÃO. Primeiramente é necessário conhecer de forma adequada o assunto o qual será apresentado e também saber qual é o público . O conhecimento do público é essencial para utilizar a melhor abordagem e assim, obter entendimento de todos. Depois seguem as preparações... Recursos, roteiro, roupa e também, preparação corporal e vocal, tudo deve ser pensado e preparado com antecedência. A correria além de comprometer a qualidade de uma apresentação alimenta ainda mais a ansiedade e o medo de falhar. Portanto, é possível minimizar o pavor de falar em público, simplesmente, com organização e preparo, pensando em todos os itens e buscando informações sobre técnicas de oratória. Por exemplo, uma reunião com a diretoria da empresa para apresentar um novo produto, se conhecer o produto não terá motivo para ter medo de falar naturalmente sobre ele. Outro exemplo que causa pavor são as apresentações de TCC (trabalho de conclusão de curso), quem pesquisa e escreve o trabalho, fatalmente, conhece o assunto de  forma adequada, porém conhecer o trabalho nem sempre é sinônimo de segurança já que é necessário conhecer também algumas técnicas de oratória e preparar-se para soltar a voz frente a uma platéia. Cuidar da postura, voz, gestos e imagem pode, de fato, trazer mais confiança contribuindo de forma positiva no equilíbrio das emoções e no sucesso de uma apresentação.

http://gestaodepessoasarsa.blogspot.com.br/2013/10/medo-de-falar-em-publico.html

Postado por: Ana Paula Reis

9 comentários:

  1. Realmente existem muitas pessoas que sofrem deste problema. Eu particularmente não gosto de falar em público, porém já fui muito pior. Quando eu era mais nova, no tempo de escola, eu tremia muito para apresentar trabalho e chegava até a me dar náuseas. Hoje já melhorei bastante, não tenho mais medo e não fico mais tão nervosa, porém não posso dizer que seja uma coisa que eu goste de fazer. É algo que prefiro evitar quando possível.
    Por: Luana Tesser

    ResponderExcluir
  2. inajara mattes
    eu quando entrei na ftec tinha vergonha de falar ali na frente mais com otempo perdi a vergonha pois e aqui que devemos aprender pra depois quando tiver que falar estar tudo bem e confiante.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou me arriscar a falar deste tema....deste mal eu não sofro, mas isso vem de alguns anos para cá! No meu tempo de escola eu não gostava de falar muito em público, mas como o tempo foi passando e as pessoas vão mudando eu fui começando a me comunicar em público gradativamente. Hoje muitas vezes eu falo até demais...e acaba que tenho que me controlar para não falar demais :) !!

    Por: Stéffani Serafim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das tuas as minhas palavras Steffani, e cada vez mais procuro falar quando tenho oportunidade de agregar algum conhecimento como forma de contribuiçao.

      Excluir
  4. Não tenho problema em falar em público, mas vejo muitas pessoas com um conhecimento incrível não conseguir se expressar e assim deixando de compartilhar ótimas experiências. Acho válido que as empresas desenvolvam mais seus funcionários, ambos sairão ganhando

    Por Alessandra Trierweiler

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse problema, mas também posso dizer que ja fui pior. Sou insegura ate em relação a minha voz, por ter um tom de voz baixo, muitas vezes quando tenho que forçar um pouco mais, fico insegura e acabo travando, Mas acredito que isso possa sim ser melhorado com o passar do tempo, com as praticas, pois pra tudo se dá um jeito.

    Por Ana Reis

    ResponderExcluir
  6. Eu não conseguia sequer imaginar me ver falando a frente de qualquer publico, Acho que amadureci muito, quando comecei apresentar os trabalhos em grupo para os colegas da aula. Se voce tem grande conhecimento do assunto que vai falar,torna-se mais facil. Ter uma boa portura, boa dicção, depois vai ficando mais fácil. Postado por Glacira

    ResponderExcluir
  7. Pessoalmente, posso dizer que eu continuo com este problema de ter que apresentar em publico, mas vejo que esta dificuldade vem diminuindo com o passar do tempo, onde muitas apresentações são constantes, a pratica deste fator vem obrigando a se colocar de forma não tão desconfortável como era no passado.
    Por: Marciano Alessio Da Silva

    ResponderExcluir
  8. Apesar de também ter dificuldades de falar em público, procuro sempre faze-lo, pois para mim profissionalmente tem me ajudado muito.
    Mas sempre sinto aquele frio na espinha e as pernas banbas dependendo da situação.

    Comentado por: Ismael D. da Rosa

    ResponderExcluir