sexta-feira, 17 de outubro de 2014




Quais os principais entraves para o crescimento do Brasil?


O Brasil é um dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ambos compartilham uma situação econômica com índices de desenvolvimento parecidos e chegam a  somar em conjunto uma contribuição de 20%  do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Apesar de ser listado como a sétima maior economia do mundo, o Brasil, ainda enfrenta diversas dificuldades para dar continuidade ao seu crescimento e aumento da sua produtividade, sendo elas:
Melhoria na educação – É o principal pilar que sustenta a cultura de qualquer país, porém, os investimentos nela feitos só geram resultados a longo prazo e devem estar muito bem amparados a uma melhoria continua e eficaz do ensino. É imprescindível a formação de jovens para o mercado de trabalho, qualificar a mão de obra para as necessidades das organizações.
Melhoria no sistema tributário – Possuímos uma das maiores cargas tributárias do mundo, elevados valores de impostos são pagos a todo ano e muito pouco deste, se reverte à população brasileira que a paga, sem contar à complexidade que a mesma possui em questão de interpretação e uso.
Investimento em tecnologia – A cada dia as empresas possuem uma nova demanda por maiores e melhores recursos, já que os processos internos sempre podem ser melhorados. Usar mais tecnologia acaba gerando uma cultura de produtividade ininterrupta, em que é possível fazer mais e melhor com menos recursos e com uma maior efetividade.
Portanto, existem diversos cenários que influenciam o andamento saudável do crescimento econômico brasileiro, adotar estratégias voltadas para sanar estes setores ajudam as organizações a serem mais competitivas e rentáveis em um contexto geral, é necessário a utilização de ferramentas que gerem produtividade em tempo real e que definam os processos com maior exatidão. Alternativas de solução de gestão podem e estão totalmente aptas a estes cenários, a geração de produtividade é formada por organizações que buscam o sucesso para se manterem vivas e duradouras.

 Por. Stéffani Cristian Serafim Durans 

3 comentários:

  1. Acredito que o principal fator que contribui para esses dados é o da educação. As vezes penso que o governo não tem interesse em dar uma melhor oportunidade para que todos os jovens e adolescentes consigam um futuro, parece que a grande maioria de seus votos vem de pessoas com nível escolar menor ou daqueles que recebem esmolas, que por aqui tem outro nome ( bolsa família).=)

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a colocação incial que os BRICS contribuem 20% para o PIB mundial, porém se formos considerar somente a participação do Brasil, essa contribuição é de apenas 2%, o que é um número muito baixo considerando todo o potencial que o nosso país tem para crescer.
    É lamentável a situação do nosso país. Espero que no próximo domingo (26/10) o povo ACORDE para a nossa realidade.

    Por: Luana Tesser

    ResponderExcluir
  3. Pois é!! Só lamento, mas o povo não acordou!! rsrsrs

    ResponderExcluir