domingo, 2 de novembro de 2014

O uso e o mau uso do Whatsapp

Olá Colegas!

Estava assistindo TV, quando ao trocar de canal, me deparei  com  o famoso  Professor Marins, conhecido pelos seus textos que se referem a varios temas sobre  Gestão de Pessoas,  Relações Humanas, Lideranças, falando sobre o uso e o mau uso do whatsapp nas empresas.  Com a  tecnologia   que  dia a dia  vem se atualizando, é sempre importante estar atento as inovações, e como devemos nos comportar perante a todos estas modernidades  Por isso  quis compartilhar com voces este texto.  Inserido por Glacira Silva

O uso e o abuso do Whatsapp nas empresas

whatsappComo bem me escreveu um assinante de nossas mensagens semanais Motivação&Sucesso, “a ferramenta WhatsApp é excelente, facilita a comunicação, a interação e o compartilhamento de momentos felizes (fotos e vídeos) para pessoas que estão distantes”, porém diz ele,  “muitos grupos de WhatsApp, principalmente nas empresas, têm tido um efeito contrário”.

“É preciso ter muito cuidado com mensagens escritas, pois o que escrevemos chega de forma impessoal ao destinatário. Só mesmo escritores muito hábeis são capazes de passar a exata emoção naquilo que escrevem. Assim, quase sempre, a pessoa que nos lê numa mensagem digital, não reconhece a emoção que está por trás da mensagem e isso faz com que haja muitas interpretações equivocadas— o que têm provocado muita confusão.

Os funcionários de muitas empresas têm criado, espontaneamente, grupos de WhatsApp para facilitar a comunicação entre eles. No entanto, além das equivocadas interpretações, algumas atitudes antiéticas estão ocorrendo com frequência. É o caso de pessoas que mandam mensagens ou expõem pessoas a todo o grupo, quando o correto teria sido dar esse feedback diretamente à pessoa. Essa falta de bom senso no uso do WhatsApp e mesmo e-mails ou outras ferramentas digitais, estão criando situações de constrangimento com possíveis efeitos jurídicos nocivos para pessoas e empresas”.

O importante é termos consciência de que novas tecnologias alteram a forma de relacionamento entre as pessoas e mudam a própria forma de viver. Desde o advento do automóvel, do telefone, da televisão, do fax, do computador, do smartphone, etc. nossa vida tem mudado numa velocidade nunca antes experimentada pelo ser humano. Ao mesmo tempo em que o progresso nos traz enormes vantagens, é preciso saber utilizar as novas tecnologias. Elas não são boas ou más em si. Seu uso é que as torna mais ou menos benéficas.

Assim, antes de entrar de cabeça no uso de novas tecnologias, pense em como fará esse uso e tome muito cuidado com o que escrever ou postar digitalmente, pois uma vez escrito ou postado, só restará a você corrigir possíveis mal-entendidos e estragos.

Pense nisso. Sucesso! 
Postado por Glacira Silva

7 comentários:

  1. Realmente há muita confusão em interepretação de mensagens no Whatsapp, porém esses ruídos na comunicação também são bem comuns em e-mails o que sempre acaba causando muitos mal entendidos entre emissor e receptor!

    ResponderExcluir
  2. O uso dessa nova ferramenta tecnológica, não deve ser ignorada pelas empresas, sabendo usar com bom senso, não será um problema e sim mais um meio de comunicação e interação dos colaboradores.

    Por Ana Reis

    ResponderExcluir
  3. Qualquer meio de comunicação que é usado de maneira incorreta pode causar danos, tanto para a pessoa quanto para a empresa,se estiver relacionada a ela. O bom senso deve estar presente em qualquer situação,como em uma conversa,uma troca de e-mails ou uma resposta no whatsapp.
    Quanto ao uso do whatsapp dentro das empresas ou entre os colaboradores,pode sim ser utilizado desde que seja usado da melhor maneira, para que haja uma boa comunicação e para que ninguém seja prejudicado.

    Por Luísa Andrade

    ResponderExcluir
  4. O uso do celular é proibidíssimo em qualquer ambiente de varejo. Isso traz um aspecto no qual a loja não tem gerencia, nem pulso ou disciplina ou muito menos atenção aos clientes dispostos a entrarem na loja. Já presenciei demissões drásticas pelo o uso excessivo do "whats" por estarem fazendo "selfie" para mandar pro grupo no meio da loja em horário de trabalho.
    Caso entrasse um cliente naquele momento teria uma visão super negativa daquele lugar e segundo a teoria da cadeia cognitiva, uma visão negativa de qualquer origem, pode demorar até 8 anos para desaparecer da percepção da pessoa, ou seja, anos de trabalho de marketing podem estar sendo jogados fora por causa de 1 celular o do mau uso de 1 indivíduo sem noção.

    Por Amanda Tierling

    ResponderExcluir
  5. O uso do celular no ambiente industrial, da mesma forma é proibido, principalmente pelo risco de tirar a atenção do funcionário quando estiver operando maquinas, mas esta proibição esta sendo o grande desafio do lideres, de que forma fiscalizar e conscientizar para que todos aceitem e entendam que é para segurança própria, em minha opinião esta questão deveria ser melhor discutido e divulgado, com reuniões de conscientização.

    ResponderExcluir
  6. É importante que todos estejam se atualizando e acompanhando a evolução da tecnologia.
    Num ambiente de trabalho onde o convívio harmonioso precisa ser mantido, é necessário ser criterioso na avaliação daquilo que irá compartilhar e expressar, seja em redes internas de comunicação ou neste caso no WhatsApp, para que não haja problemas e desentendimentos.

    ResponderExcluir
  7. Creio que esse problema tenha influência nesta questão: Desempenho do País está entre os mais baixos, em ranking internacional que avaliou 76 países; melhor avaliado é Cingapura. SÃO PAULO - O Brasil ficou na 60.ª posição no ranking mundial de educação, divulgado nesta quarta-feira, 13, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento

    ResponderExcluir