domingo, 2 de novembro de 2014

Como se preparar para entrevistar um novo funcionário?

Colegas achei muito importante o tópico que segue no texto abaixo, revela o quanto as principais empresas (onde os salários, vantagens e oportunidades de crescimento profissional são maiores), as mesmas estão cada vez mais rigorosas nas avaliações dos perfis de seus futuros colaboradores, portanto todos devem estar atentos na correto preenchimento de seus currículos, colocando todas suas habilidades e experiências profissionais de forma clara e que correspondam a verdade.
Também uma preparação para as entrevistas é muito importante, desde uma roupa adequada, postura, raciocínio rápido e principalmente coerência em suas colocações.
Desta forma estaremos dando um grande passo, para o sucesso na entrevista de emprego e a frente do restante dos candidatos que não se prepararem.
As empresas também com estas exigências e controle na contratação de novos colaboradores, busca um acerto cada vez maior na contratação, com isto, reduzindo a rotatividade nos cargos e com funcionários cada vez mais comprometidos com as politicas da empresa, sendo uma empresa disputada por todos que buscam colocação no mercado de trabalho.
Como se preparar para entrevistar um novo funcionário?
Respondido por Gilberto Guimarães, especialista em gestão de pessoas.
A proposição da entrevista de emprego é ser apenas uma das fases da avaliação de um candidato. O ponto de partida é ter muito claro o que se espera do candidato, ou seja, o que está definido como descrição do cargo e das tarefas e o perfil, o mais detalhado possível, com as competências imprescindíveis. É fundamental definir critérios, processos e padrões para realizar a avaliação.
Tente traduzir as capacidades que o cargo exige em comportamentos, habilidades e atitudes. Por exemplo, se a descrição inclui a expressão “experiente”, decomponha o conceito em termos de comportamentos e atributos tais como: o conhecimento sobre os clientes, a capacidade de aplicá-lo por meio da comunicação e das habilidades interpessoais, da confiança para permanecer calmo e seguro de si em situações difíceis.
Como as entrevistas têm limitações, principalmente nas pesquisas referentes aos aspectos de personalidade, elas devem ser complementadas com outras técnicas e ferramentas de avaliação. O ideal é fazer testes antes da entrevista. Assim, é possível, adaptar as perguntas de acordo com o resultado dos testes.
Entrevistas detalhadas devem explorar toda a carreira do candidato. Elas permitem uma avaliação de cada fase profissional, das características e competências utilizadas e o que gostam e sabem fazer.
A melhor forma de se avaliar competências dos candidatos é por meio de suas realizações. Para isso, é importante levantar antes da entrevista tudo que ele já realizou, com base no currículo.
É importante também avaliar as interações sociais, pois preferências e estilos comportamentais precisam ser avaliados.
Na entrevista por competências, parte-se do pressuposto de que os comportamentos assumidos no passado, em uma determinada situação, serão os mesmos adotados no futuro. A estratégia da entrevista por competência é, portanto, uma pesquisa de comportamentos e resultados anteriores.
Como é necessário examinar o comportamento dos indivíduos, e não simplesmente as suas capacidades e experiências, a entrevista tem um conteúdo avaliativo com uma conotação maior para a análise dos comportamentos e sentimentos do indivíduo em relação às experiências e realizações já observadas.
As perguntas devem ser planejadas, abertas e focadas por temas para obtenção de informações que tenham contexto, ação e resultado. As respostas dadas pelos candidatos que não explicitem esses três requisitos são consideradas vagas e imprecisas, exigindo melhor averiguação.
Diante disso, torna-se importante utilizar outras perguntas que direcionam o entrevistado às suas experiências, vivências, emoções e atitudes passadas, tais como: o que ocorreu nessa circunstância, como você agiu ou reagiu diante de determinado fato, cite um exemplo do que você fez, qual ação você adotou ao deparar-se com determinada situação, como você resolveu tal fato.
São questões que ajudam a identificar – com contexto, ação e resultado – o comportamento dos candidatos diante das competências que serão consideradas importantes para a organização. Com isso pode-se fazer uma avaliação, uma previsão da atuação e do comportamento futuro do candidato.
Gilberto Guimarães é professor da BSP – Business School São Paulo.

Por Vanderlei Eikoff Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário