quinta-feira, 6 de novembro de 2014

As principais causas de demissão no Brasil

Segundo pesquisas, as principais causas de demissões no Brasil, se dá ao baixo desempenho no trabalho. Acredito que isso seja resultado da insatisfação dos funcionários com seus cargos e salários, pois se não há motivação e reconhecimento, em contrapartida não terá um bom desempenho no trabalho.

Fica ai uma frase do Steve Jobs para reflexão:


As principais causas de demissão no Brasil


Uma pesquisa da consultoria Robert Half na revista EXAME mostrou os motivos que levam empregadores a ordenarem demissões no Brasil. Segundo os diretores de recursos humanos ouvidos pelo estudo, a principal razão para desligar um funcionário é o fraco desempenho no trabalho.

"O principal recado que fica para o profissional é que as empresas estão cobrando resultados mais do que nunca", diz Caio Arnaes, gerente sênior da Robert Half. O baixo nível de performance ficou no topo do ranking, com 34% das respostas.

Problemas associados ao comportamento do funcionário apareceram em seguida. Falta de aderência à cultura da empresa e dificuldades de relacionamento com a equipe foram questões citadas por 26% e 16% dos entrevistados, respectivamente.

Segundo Caio, mesmo os problemas pessoais, não associados à capacidade técnica do profissional, acabam resvalando na produtividade do funcionário. "Se você não combina com a maneira de ser da empresa ou não se dá bem com as outras pessoas, dificilmente terá uma boa performance", afirma ele.

Veja abaixo a tabela com as razões mais comuns para que empregadores demitam um funcionário:
Motivo% de entrevistados que citaram
Baixo desempenho34%
Falta de adequação à cultura da empresa26%
Relacionamento ruim com a equipe16%
Atrasos e faltas12%
Relacionamento ruim com o superior10%
Outros motivos2%



Postado por Ana Reis

7 comentários:

  1. Acredito que não devemos ser apenas mais um colaborador, devemos amar o que fazemos para que os frutos possam vir de maneira natural!!

    Por: Stéffani Serafim

    ResponderExcluir
  2. Concordo Stéffani Serafim, hoje em dia os seres humanos não trabalham somente pelo salário, querem ser respeitados e reconhecidos afim de crescer profissionalmente e alcançar seus objetivos.

    Por Ana Reis

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas, para sermos bons profissionais, temos que acima de tudo amar o que fazemos. Acredito que o baixo nível de performance dos colaboradores tem muito a ver com isso, nem sempre gostam do que fazem e partindo disso começam os outros problemas como, a não adequação a cultura da empresa, relacionamento ruim com a equipe, faltas e atrasos e assim por diante.

    Por: Alessandra Trierweiler

    ResponderExcluir
  4. O colaborador além de sua competência, precisa saber conviver com os colegas e chefia, entender e aceitar a cultura da organização. Mas a empresa também tem que dar o feedback, respeitando e valorizando o profissional.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as meninas acima, mas depois de ter lido sobre a depressão, agora fico mais atenta à algumas situações que já aconteceram e que podem estar relacionadas naquele momento específico. As vezes o problema não é tão superficial e não se resolve com reconhecimento
    Por Amanda Tierling

    ResponderExcluir
  6. Sem duvida, concordo que o baixo desempenho é uma dos principais motivos das demissões, ligando principalmente a falta de comprometimento e a problemas com o relacionamento interpessoal.
    Por Vanderlei Eikoff Quaresma

    ResponderExcluir