Estava lendo um artigo sobre iniciativa e achei interessante compartilhar com vocês. O artigo fala sobre processos de seleção e que um dos atributos mais valorizados em um candidato é iniciativa. Ele ainda traz 12 dicas de como mostrar iniciativa no trabalho.
Durante os processos de seleção para cargos em empresas bem estruturadas, os candidatos são cuidadosamente avaliados através de testes psicotécnicos, dinâmicas de grupo, testes de personalidade, textos escritos à mão, provas de conhecimentos gerais e específicos, entrevistas ou outras técnicas. O objetivo é avaliar o nível de conhecimento do candidato, a sua desenvoltura, seu desempenho, os traços gerais de sua personalidade, etc.
Um dos atributos mais valorizados em um candidato é a iniciativa. Ter pessoas com iniciativa em seu quadro de colaboradores, ou outras que vão além, demonstrando proatividade, é o sonho de qualquer empregador. Por isso, ao avaliar o conjunto de qualidades e aptidões de um candidato a qualquer vaga, a iniciativa é um dos quesitos que mais pesam.
Se você já está empregado e quer não somente fazer um ótimo trabalho, mas
- crescer dentro da empresa, você precisa mostrar o seu potencial. Somente com iniciativa você terá êxito.Veja algumas formas de mostrar que você é alguém que faz:
1. Esteja atento
Procure estar sempre atento aos detalhes à sua volta. Dessa forma você poderá identificar muitas oportunidades para mostrar iniciativa.2. Pergunte
Não silencie diante de uma dúvida. Enquanto houver dúvidas não será possível realizar um bom trabalho.3. Não espere ser mandado para agir
Antecipe-se.4. Identifique os problemas e sugira soluções
Quando houver falhas no processo, lentidão ou qualquer outro obstáculo que esteja atrapalhando a sua produtividade ou dificultando a realização de alguma tarefa, estude detalhadamente o caso e tente achar soluções para o problema. Ao relatá-lo aos seus superiores, apresente também sugestões eficazes para solucioná-lo. Fuja do convencional, seja criativo.5. Aja imediatamente
Não deixe para amanhã o que pode ser feito logo. A protelação é um grande empecilho para o crescimento pessoal e para o bom andamento da empresa.6. Ande a segunda milha
Faça além do que é esperado de você. Surpreenda.7. Defina as prioridades
Liste suas tarefas por ordem de importância e urgência, e vá trabalhando nessa sequência.8. Procure desafios
Não se contente com pouco, vá além. Ofereça-se para ajudar as outras pessoas, mostre que você pode assumir mais responsabilidades.9. Seja econômico
A soma de pequenas despesas pode representar muito no custo da empresa. Por isso, dê um bom exemplo procurando a forma mais econômica de realizar suas tarefas. Dê sugestões para economizar energia elétrica, combustível, materiais de expediente e outros custos do seu setor, ou mesmo, da empresa.10. Abrace as oportunidades
Quando lhe pedirem que faça um trabalho mais difícil e cansativo, não reclame. Aproveite a oportunidade para provar que você pode ir além. Da mesma forma, não tema fracassar ou não estar à altura de um novo projeto. Arrisque.11. Envolva as outras pessoas
Tenha espírito de equipe. As empresas estão de olho em profissionais capazes de trabalharem em equipe e produzirem para o setor.12. Invista no seu desenvolvimento profissional e acadêmico
Identifique o seu objetivo profissional, ou seja, aonde você quer chegar. A seguir, identifique os possíveis caminhos para chegar lá. Trace metas para trilhar o caminho, como cursos de capacitação, de graduação, especialização; aprenda um novo idioma; participe de palestras, simpósios; enfim, faça tudo o que estiver ao seu alcance para atingir seus objetivos. Fique de olho no que a empresa tem a oferecer nesse sentido. Muitas empresas investem na capacitação dos colaboradores.- Por Luísa Andrade
Muito interessante o post! Hoje as pessoas pensão apenas em conquistar sem nem mesmo mostras merecimento. Aline benitt
ResponderExcluirA iniciativa é uma virtude de poucos, todavia deveria ser praticada por todos, somente assim teríamos melhores profissionais e ambientes de trabalho. Muito interessante as dicas!
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