quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Competências e talentos


Competências e talentos



Um dos indicadores de desempenho empresarial, talvez o mais importante no atual contexto de mercado, é a capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas.
Vivemos um momento inusitado em nossa história. Organizações que se comportavam como se tivessem talentos de sobra, vêem-se diante de um novo cenário: apresentam dificuldades para identificar, em seus próprios quadros, profissionais que atendam a demanda de competências exigida pelo mercado globalizado.
Estamos pagando o preço na falta de investimentos no potencial humano.
Na urgência de aumentar sua competitividade, as empresas estão garimpando profissionais no mercado. Estes, pagos a preço de ouro, têm seu lugar ao sol.
As consultorias “ caça talentos” afirmam que, apesar de o nível de desemprego estar nas alturas e o contingente de profissionais em disponibilidade no mercado ser numeroso, atender as empresas é tarefa árdua. O novo perfil delineado pelos contratantes, agregou inúmeras competências, dificeis de serem encontradas em uma pessoa só.

Tomas Case, fundador do Grupo Catho, maior empresa de recolocação de executivos e uma das maiores de recrutamento, após realizar pesquisa com 9.484 profissionais forneceu dados sobre a prática do mercado relativa a competências e remunerações.

Quanto vale a competência?

1. Fluência em inglês, competência de grande peso na remuneração de um executivo, equivale ao acréscimo de R$ 998,00 na remuneração mensal das mulheres.

2. Cada aumento no grau de escolaridade equivale a, pelo menos, R$ 663,00 mensais.

3. Executivos orientados para a ação podem agregar R$ 52,00 para cada ponto adquirido, em uma escala de 1 à 6.

4. Curiosidade: ser do sexo masculino equivale ao acréscimo de R$ 796,00 mensais sobre a remuneração das mulheres.

Se estamos na era dos talentos, as empresas que se anteciparem, implantando estrategias que atraiam, desenvolvam e retenham profissionais em potencial, terão melhores chances de enfrentar a concorrência e ganhar o mercado.

Fonte: Livro "Modelo de Competências e Gestão dos Talento" autora Maria Rita Gramigna.



Postado: Ismael D. da Rosa

Um comentário:

  1. Acredito que para um bom desempenho da empresa é necessário sim, reter talentos e saber dar valor a cada colaborador e suas habilidades, pois o mercado exige sempre mais de cada organização. Cabe a empresa em saber valorizar e motivar seus colaboradores.

    Por: Patrícia S. Ferraz

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