Competências
e talentos
Um dos indicadores de
desempenho empresarial, talvez o mais importante no atual contexto de
mercado, é a capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas
talentosas.
Vivemos um momento inusitado em nossa
história. Organizações que se comportavam como se tivessem
talentos de sobra, vêem-se diante de um novo cenário: apresentam
dificuldades para identificar, em seus próprios quadros,
profissionais que atendam a demanda de competências exigida pelo
mercado globalizado.
Estamos pagando o preço na
falta de investimentos no potencial humano.
Na urgência de aumentar sua
competitividade, as empresas estão garimpando profissionais no
mercado. Estes, pagos a preço de ouro, têm seu lugar ao sol.
As consultorias “ caça talentos”
afirmam que, apesar de o nível de desemprego estar nas alturas e o
contingente de profissionais em disponibilidade no mercado ser
numeroso, atender as empresas é tarefa árdua. O novo perfil
delineado pelos contratantes, agregou inúmeras competências,
dificeis de serem encontradas em uma pessoa só.
Tomas Case, fundador do Grupo
Catho, maior empresa de recolocação de executivos e uma das maiores
de recrutamento, após realizar pesquisa com 9.484 profissionais
forneceu dados sobre a prática do mercado relativa a competências e
remunerações.
Quanto vale a competência?
1. Fluência em inglês,
competência de grande peso na remuneração de um executivo,
equivale ao acréscimo de R$ 998,00 na remuneração mensal das
mulheres.
2. Cada aumento no grau de
escolaridade equivale a, pelo menos, R$ 663,00 mensais.
3. Executivos orientados para a
ação podem agregar R$ 52,00 para cada ponto adquirido, em uma
escala de 1 à 6.
4. Curiosidade: ser do sexo
masculino equivale ao acréscimo de R$ 796,00 mensais sobre a
remuneração das mulheres.
Se estamos na era dos talentos, as
empresas que se anteciparem, implantando estrategias que atraiam,
desenvolvam e retenham profissionais em potencial, terão melhores
chances de enfrentar a concorrência e ganhar o mercado.
Fonte: Livro "Modelo de Competências e Gestão dos Talento" autora Maria Rita Gramigna.
Postado: Ismael D. da Rosa
Acredito que para um bom desempenho da empresa é necessário sim, reter talentos e saber dar valor a cada colaborador e suas habilidades, pois o mercado exige sempre mais de cada organização. Cabe a empresa em saber valorizar e motivar seus colaboradores.
ResponderExcluirPor: Patrícia S. Ferraz