quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Treinamento ou entretenimento?

          É sempre bom participar de “palestras” alegres, onde o palestrante dá um verdadeiro show. São piadas, truques de magia, performances de dança, canções criadas pelos criativos palestrantes. Ufa!, é bom demais. Dá uma turbinada na motivação de qualquer um… pelo menos, por duas ou três horas!
          Mas e o treinamento? Não era uma palestra para treinar meus vendedores, atendentes, enfim, todos os que estavam presentes? E o conteúdo do evento, como foi? O que o pessoal aprendeu que colocará em prática no dia seguinte?
         Vejo que muitas empresas estão se decepcionando com os treinamentos que promovem. No dia do evento, todos ficam alegres, gritam, sorriem, assumem compromissos mágicos que, tranquilamente, posso afirmar que não serão colocados em prática. Acredito que um dos maiores motivos é a confusão que se faz com Treinamento e Entretenimento.
          Quando estamos a campo, negociando uma palestra aberta, por exemplo, muitos empresários afirmam: “Mas isso não funciona Professor. O pessoal vai lá, dá umas boas gargalhadas, mas aprender a vender mais que é bom, nada!”
          O pior é que eles têm razão boa partes das vezes. Alguns “treinamentos” vão maculando a imagem das palestras e as pessoas começam a rotular a todos os treinamentos, até os sérios, como se não surtissem efeito.
           Obviamente, os treinamentos não podem ser algo chato, metódico, todavia, também não devem partir para o lado cômico somente. De duas horas de treinamento, a parte “engraçada” do evento não pode superar mais que dez ou vinte minutos intercalados de “show”. As empresas esperam vender mais, motivar mais, mostrar realidades para que seus colaboradores possam refletir sobre mudanças que precisam começar, além de conteúdos, dicas, técnicas, para pôr em prática já no dia seguinte.
           Shows de magia, piruetas no palco, piadas, são bem-vindas, mas, acredito que o que as empresas e participantes mais desejam, de verdade, é como ganhar mais, ser mais, aprender mais para viver melhor a profissão que exercem.
           O que percebemos é uma confusão entre treinar e entreter as pessoas. Treinadores que mais parecem atores de stand-up comedy que, de conteúdo, sobra pouquíssima coisa. Adoro assistir isso, mas, de forma alguma, acredito que traga resultados na mudança comportamental nas pessoas.
           Há espaço para todos, mas, quando for promover algum evento na sua empresa, pense se você quer treinar ou entreter as pessoas. Se for para o pessoal meramente dar risadas ou aprender alguns truques mágicos, piadas novas, não leve palestrantes motivacionais, comportamentais que, infelizmente, partiram para apresentações fantásticas que revelam uma excelente comunicação, carismas, mas, promovem um show, e não um treinamento que fará a empresa ter resultados.
Fonte: http://ogerente.com.br/rede/recursos-humanos/treinamento-em-empresas/
Por: Rosebel E.S.

Um comentário:

  1. De certa forma aprendemos melhor de forma lúdica. Grandes empresas proporcionam a seus funcionários, capacitações fora dos padrões rígidos fazendo com que o colaborador se interesse mais. Aline benitt

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